top of page
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon

CAIXA BRANCA

NUNCA MAIS
ESQUEÇA 

SEUS REMÉDIOS

RESUMO

    O projeto consiste em criar uma caixa de remédios para pílulas inteligente que avise seu usuário quando for a hora de tomar seus medicamentos. Ela possui vários compartimentos configuráveis via aplicativo de celular, onde o usuário poderá programar alarmes para cada um deles, especificando o nome do remédio e a quantidade restante. Na hora correta, a caixa aciona os indicadores visuais para o compartimento contém o remédio a ser ingerido e o paciente aperta um botão mostrando que consumiu o medicamento corretamente.

    A caixa também fornece a possibilidade de cadastro de um celular e um email, para uso supervisionado da caixa. Caso o paciente em posse da caixa não aperte o botão de confirmação em uma janela de tempo após o horário da medicação, esses dados serão usados para contactar um terceiro sobre o problema. Tanto o paciente quanto o terceiro podem acompanhar o histórico de medicamentos ingeridos pelo aplicativo.

    Dado os existentes problemas com administração de medicamentos, principalmente entre o público de terceira idade, esta é uma solução inovadora para a forma de se tomar remédios. Ao facilitar o processo de organização dos remédios com compartimentos e ao avisar o paciente sobre qual remédio tomar em qual hora, o projeto visa aumentar a aderência médica para todas as pessoas, melhorando a eficiência dos tratamentos, reduzindo desperdícios médicos e melhorando a qualidade de vida dos pacientes. Espera-se que este projeto cause um impacto social positivo, melhorando a saúde geral da população.

services

METODOLOGIA

    Para a concepção do projeto, foram utilizadas diversas técnicas como análise de concorrentes para analisar as soluções de mercado já existentes e Design Thinking para o entendimento do escopo do projeto. Depois de serem realizadas uma série de entrevistas, foi possível entender melhor as dificuldades das pessoas e, assim, criar duas personas para o produto. Destinado a pessoas com dificuldades tecnológicas, como pessoas mais velhas, e para quem se preocupa bastante com suplementação alimentar, foi possível criar uma série de requisitos para o projeto e, com embasamento, começar a implementação.

ABOUT

HARDWARE

    A parte de hardware envolve toda a criação da caixa que vai conter os compartimentos com os remédios e também toda a parte funcional dos circuitos para a automatização do processo. Um Arduino foi utilizado como parte principal do protótipo, além de contar com um modulo Bluetooth para conexão com dispositivos móveis. Para a portabilidade, foi projetado um circuito recarregável para bateria de celular. Cada compartimento conta com um LED para notificações luminosas.

clients
works

SOFTWARE

    Para o software do projeto, foram utilizadas ferramentas modernas de desenvolvimento. Para a criação dos aplicativos, foi utilizada a tecnologia React Native, que permite criar aplicativos para diversas plataformas com Javascript. Para o servidor, que é responsável por sincronizar configurações, guardar histórico e gerenciar notificações, foram utilizadas diversas tecnologias na forma de microsserviços, sendo o servidor principal escrito em Elixir e os servidores de SMS e email em Node.

CONTACT

    Após a implementação do projeto, foram realizados alguns testes utilizando a metodologia AXE – Anticipated eXperience Evaluation. Dessa forma, as funcionalidades da caixa foram testadas por algumas pessoas e as impressões delas foram registradas. A partir disso, foi possível coletar feedbacks e uma análise da viabilidade do projeto como produto. É possível perceber que o projeto atingiu o objetivo de melhorar a aderência médica ao facilitar a organização dos medicamentos e obteve boa aceitação das pessoas. É esperado que, com o uso da caixa de remédios inteligente, a saúde e a qualidade de vida da população melhore de forma geral.

RESULTADO

bottom of page